quinta-feira, 27 de abril de 2017

História do GRUPO ESCOTEIRO TIBIQUARY / 111-RS

Em 31/03/2012 foi realizado no “quiosque pequeno”, da SERP, sociedade dos funcionários da BRF, em Lajeado/RS a primeira reunião para formação de um Grupo escoteiro, a partir desta, foram realizadas outras para definir o nome, lenço, distintivo, sede, montar a diretoria provisória e pedir a União dos Escoteiros do Brasil, autorização de funcionamento. A Prefeitura Municipal cedeu a casa nº 6, no Parque Histórico de Lajeado, para ser a sede do Grupo.
Em 09/06/2012 foi realizada a Palestra Informativa, ministrada pelo escotista José Abedias Nunes, o Jabuta, no salão de Eventos do SESI, em Lajeado. E em 16/06/2012 iniciarm as atividades com as crianças e jovens, já no Parque Histórico, mantendo as atividades periódicas aos sábados, confeccionados os lenços, adquirimos o traje escoteiro (azul mescla) e a preparação para as promessas.
Assim, o Grupo Escoteiro Tibiquary foi fundado em 26/08/2012, numa manhã de domingo chuvosa, no Salão Troller, no Parque Histórico, em Lajeado/RS, com 56 promessas: 20 lobinhos, 18 escoteiros, 1 sênior, 17 escotistas, com representantes dos Grupos Escoteiro Rudolfo Maria Rath – Rumara 153RS (Estrela/RS), Ismar Bauler 084RS (Caxias do Sul/RS), e Calango 26MT (Lucas do Rio Verde/MT) e o Gerente Regional da UEB RS, Carlos Renato Henke.




A escolha do nome buscou algo em comum aos vários municípios de origem dos participantes do grupo, como Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, todos do Vale do Taquari. A expressão “Taquari”, comum a todos, poderia remeter ao município de Taquari. Assim, realizada pesquisa, sobre nomes relacionados ao Rio Taquari, chegou-se em “Tibiquary” utilizada pelos indígenas, das tribos kaingang, quando eram os únicos habitantes da região, e utilizavam o rio como meio de transporte, fonte de alimentação, higiene e diversão. Os kaingangs, pela grande quantidade de taquaras que podiam ser encontradas as margens do rio Taquari o chamavam de Tibiquary – o rio onde existem muitas taquaras.
A Flor de Lis, símbolo do distintivo do Grupo utilizado no lenço, é representada nas duas pétalas laterais pelas águas do Rio Taquari que se abrem na pétala principal representada pelo lambari, peixe comumente encontrado no rio. O lambari é conhecido por ser ágil e veloz adaptar-se facilmente às águas dos rios e ser muito resistente, além de brilhar com suas escamas prateadas. O lambari não vive sozinho, está sempre em grupos chamados cardumes o que lhe possibilita força e competitividade pela união, pois sendo pequeno está sujeito as predadores de maior tamanho existentes na cadeia alimentar. As taquaras fazem alusão a origem do nome do Grupo e representam a união de todos formando um grande círculo, sem início, meio e fim. Os dez gomos de taquara representam os itens da Lei Escoteira e avivam o compromisso com os ideais do Movimento.
A pesquisa do nome do Grupo e o desenho da flor de lis, símbolo do grupo, foram realizadas pelo escotista Luís Alberto Pereira Machado.
O lenço possui as cores laranja, verde, azul e creme, e representam o cenário que circunda o Taquari com a cor laranja presente no porto-do-sol do entardecer no rio, a cor verde que representa a vegetação que costeia o rio, a cor azul simboliza as águas do Taquari e a cor creme representando as plantações prontas para a colheita que usufruem das águas do Taquari para crescer e nos alimentar.

No final de 2014 a sede do Grupo foi transferida para a Rua Sabiá, 1380, Bairro Carneiros, junto a sede da Associação dos Moradores e da Escola Porto Novo, em Lajeado/RS.
Os presidentes do Grupo foram: Elenara Pôrto e Silva Machado (2012/2014); Thadeu Adolfo Janoski (2014/2016); Fernando Fontanive (2016, atual). E a história continua!

Sempre Alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário