quarta-feira, 25 de março de 2015

Estalando nossa juntas


O que acontece quando estalamos as nossas juntas? [vídeo]

O espaço que existe entre as juntas é ocupado por uma substância lubrificante chamada fluido sinovial — responsável por reduzir a fricção quando nos movimentamos. Essa substância tem a aparência de clara de ovo e conta com uma série de gases em sua composição, como é o caso do nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.

Quando forçamos uma junta, provocamos um aumento no espaço que existe entre os ossos, criando uma pressão negativa que, por sua vez, “suga” o fluido sinovial. No entanto, esse movimento resulta no surgimento de pequenas bolhas de gás na solução e, quando elas estouram, se produz aquele estalo que todo mundo conhece.
 um pesquisador chamado Donald L. Unger decidiu estalar os dedos de apenas umas das mãos para comprovar se era verdade que esse costume poderia levar ao surgimento da doença com o tempo. E, após 60 anos de estalidos constantes, Unger concluiu que uma das mãos não apresentava mais sinais de artrite do que a outra.
E se você tem o hábito de estalar as suas juntas, saiba que a maioria dos estudos que existem por aí parecem concordar com a conclusão de Unger. Por outro lado, é importante destacar que uma pesquisa realizada na década de 90 revelou que após um longo período de tempo, o costume de estalar os dedos pode levar ao inchaço das mãos e à perda de força. Entretanto, ainda são necessários mais estudos para que essa relação realmente seja estabelecida.
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
 - Estalava os dedos quase todos os dias, mas muitos diziam que poderia fazer mal, ainda não tenho certeza se faz ou não mas parei com esse costume, bom saber sobre essa curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário