segunda-feira, 30 de março de 2015

Movidos pelo Escotismo!!!

Tema anual 2015


Imagina o impacto que 40 milhões de corações apaixonados por um mesmo ideal e espalhados em 216 países pode fazer pelo nosso planeta? Pessoas de ambos os gêneros, de diversas etnias, classes sociais, ideologias e religiões se dedicando juntas e diariamente a um único desejo: deixar o mundo melhor para todos! Essa é a realidade do Movimento Escoteiro, uma das organizações mais importantes do mundo, que há 107 anos se destaca pelas incontáveis boas ações promovidas através da ideia de inspirar e orientar crianças e adolescentes a estarem sempre alertas para ajudar o próximo.

Por meio de uma metodologia atual, prática, inclusiva e promotora da paz, o Escotismo cresce cumprindo o seu propósito mesmo num mundo de intensas transformações culturais, revoluções políticas, guerras e crises econômicas. E é justamente por conta dessas e outras questões que a existência deste movimento se justifica: ao tornar acessível um programa com atividades educativas, divertidas e atraentes voltadas para as necessidades da juventude contemporânea, ajudamos a construir a cada dia uma sociedade mais justa e solidária, que motiva seus membros a celebrarem a alegria de fazer parte da Grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros.

A razão para que crianças, adolescentes e jovens sejam cada vez mais atraídos pelo estilo de vida oferecido pelo Escotismo - que os aproxima da natureza e das atividades ao ar livre - mesmo em uma sociedade cercada pela tecnologia, e apesar da superproteção das cidades, só pode ser uma: a paixão! Os escoteiros movem-se pelo desejo de aventura e o ideal de fazer o bem, mas se fortalecem pelo vínculo afetivo que une todos em um Movimento!

Nosso fundador afirmava que "não há educação que se compare ao exemplo". Então, cabe a nós mostrarmos ao mundo o que o Escotismo tem a oferecer, a razão por termos tanto orgulho em fazer parte desta fraternidade, e o porquê da paixão que carregamos no peito e que nos faz afirmar: "Sou apaixonado pelo Movimento Escoteiro! Sou movido pelo Escotismo!".

 - Como nossos chefes dizem, ''o Escotismo é para a vida, não só nas atividades escoteiras'', pois tudo que aprendemos no movimento, de alguma forma, conseguimos aplicar no nosso dia-a-dia.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Escoteiros em parceria com Mesa Brasil



Escoteiros do Brasil apoiam campanha para desabrigados no Acre

Como parceiros do Sesc no programa Mesa Brasil, os Escoteiros do Brasil apoiam a campanha que a entidade comanda em benefício dos desabrigados no Acre - as fortes chuvas na região no último mês atingiram aproximadamente 87 mil pessoas.

A situação é considerada calamidade pública e, mesmo com a recente baixa do Rio Acre, a região segue em alerta. Como o período de chuvas vai até abril, não está descartada a possibilidade de novas enchentes.

Escoteiros de todo o Brasil estão convidados a abraçar essa campanha e auxiliar com o que for possível: alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene e de limpeza, colchões e cobertores. Depois de juntar as doações, basta entrar em contato com o Mesa Brasil local e agendar a coleta dos materiais.

A entrega será toda organizada pelo Sesc Nacional, que está mobilizando parceiros e comunidade em todo o país. Caso as doações não cheguem ao Acre por questões de logística, os donativos serão entregues às entidades atendidas pelo programa.

Encontre o Mesa Brasil mais próximo de você no link abaixo:

www.sesc.com.br/mesabrasil/estados.html

fonte: http://escoteiros.org.br/index.php

 - as pessoas tem que se ajudar mais, serem mais solidários, não só com campanhas, mas no que for preciso e quando der, imaginemos se isso ocorresse com nós, gostaríamos muito que pessoas nos ajudassem.
O governo também poderia ajudar e muito.
   Sempre que possivel vamos ajudar no que der, pois somos todos irmãos.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Estalando nossa juntas


O que acontece quando estalamos as nossas juntas? [vídeo]

O espaço que existe entre as juntas é ocupado por uma substância lubrificante chamada fluido sinovial — responsável por reduzir a fricção quando nos movimentamos. Essa substância tem a aparência de clara de ovo e conta com uma série de gases em sua composição, como é o caso do nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.

Quando forçamos uma junta, provocamos um aumento no espaço que existe entre os ossos, criando uma pressão negativa que, por sua vez, “suga” o fluido sinovial. No entanto, esse movimento resulta no surgimento de pequenas bolhas de gás na solução e, quando elas estouram, se produz aquele estalo que todo mundo conhece.
 um pesquisador chamado Donald L. Unger decidiu estalar os dedos de apenas umas das mãos para comprovar se era verdade que esse costume poderia levar ao surgimento da doença com o tempo. E, após 60 anos de estalidos constantes, Unger concluiu que uma das mãos não apresentava mais sinais de artrite do que a outra.
E se você tem o hábito de estalar as suas juntas, saiba que a maioria dos estudos que existem por aí parecem concordar com a conclusão de Unger. Por outro lado, é importante destacar que uma pesquisa realizada na década de 90 revelou que após um longo período de tempo, o costume de estalar os dedos pode levar ao inchaço das mãos e à perda de força. Entretanto, ainda são necessários mais estudos para que essa relação realmente seja estabelecida.
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
 - Estalava os dedos quase todos os dias, mas muitos diziam que poderia fazer mal, ainda não tenho certeza se faz ou não mas parei com esse costume, bom saber sobre essa curiosidade.

terça-feira, 24 de março de 2015

Hora do planeta!

Escoteiros do Brasil participarão da Hora do Planeta














Em parceria com a WWF, os Escoteiros do Brasil garantiram participação da Hora do Planeta 2015. No dia 28 de março, às 20h30, todos devem apagar as luzes de suas residências, como forma de se envolver em uma ação de engajamento contra as mudanças climáticas. O objetivo é passar uma hora sem iluminação, a fim de confirmar que nós podemos fazer a diferença e atentar para a importância de ações que combatam a crise ambiental, que está acontecendo agora.

Use seu poder, se engaje nessa campanha, incentive outras pessoas e junte-se aos milhares de cidadãos que querem ver uma mudança acontecer.

A Hora do Planeta acontece no Brasil desde 2009, edição que mobilizou cerca de 1 bilhão de pessoas, em quatro mil cidades de 88 países. Em 2015, queremos ver escoteiros de todo o País envolvidos nessa causa, com o desejo de transformar a inspiração de uma hora em ações de todas as horas.

fonte : http://www.escoteiros.org.br/index.php

 - Podemos nos desligar um pouco do mundo dos eletrônicos, pensar na natureza, o que estamos fazendo, podemos melhorar, não só essa uma hora, mas todos os dias sempre tentando melhorar nossas atitudes para o bem, para o meio ambiente, fauna, flora, para nós.
" Deixe o mundo melhor do que o encontrou" - Baden Powell

segunda-feira, 23 de março de 2015

Latindo para o espaço



A pioneira da corrida espacial nem sabia o que era uma estrela. O primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika. Em 3 de novembro de 1957. Ela foi enviada pelo programa espacial da União Soviética, quatro anos antes do primeiro astronauta humano, Yuri Gagarin. Ela era uma vira-lata que lembrava um fox-terrier, e dizem que foi encontrada na rua. A missão provou que um ser vivo poderia sobreviver a uma viagem espacial. Na época, os soviéticos estavam à frente na corrida espacial. Tanto que um mês antes tinham lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik-1. Laika viajou no Sputnik-2 e chegou a uma altitude de 1.600 quilômetros.

 - Lançar um cachorro para o espaço sabendo que ele não vá voltar foi uma coisa cruel, mas ajudou a todos a acreditar que poderíamos ir para o espaço, pois foi após esse acontecimento que começaram as missões APOLLO e a evolução da corridaa espacial.
Laika é uma guerreira.

domingo, 22 de março de 2015

22 de Março Dia Mundial da Água

COMEMORE O DIA DA ÁGUA COM NOSSAS DICAS

Comemore o Dia da Água com nossas dicas

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Fundamental para a existência de vida no planeta, a água é um de nossos bens mais preciosos. Além de fazer bom uso e evitar o desperdício, atuando como um exemplo para a comunidade, participar de atividades de que ajudem outras pessoas a criar hábitos de uso consciente é uma das principais ações que podemos realizar.

Confira nossas dicas e aplique-as em seu dia a dia, provando que você faz a diferença e celebra a importância da água todos os dias #NaoChuteoBalde

domingo, 8 de março de 2015

Escotismo e Educação Escolar

Proposta permite parcerias de escolas públicas com a União dos Escoteiros do Brasil para o desenvolvimento de atividades extraclasse.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 20/15, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que classifica gastos com o apoio ao escotismo como gastos com educação para efeito do cumprimento do mínimo constitucional de investimento na área.

A proposta foi apresentada originalmente em 2011 (PL 1696/11), mas acabou não sendo votada a tempo até o fim da última legislatura, apesar de ter sido analisada pela Comissão de Educação.




CAMPANHA SEJA ESCOTEIRO

Faça o Download do Material da Campanha Seja Escoteiro

Contatos Grupo Escoteiro Tibiquary

Chefe Karla 98660334 e Chefe Thadeu 99955540 

RELATÓRIO REGIONAL 2014 ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA ONLINE

RELATÓRIO REGIONAL 2014 ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA ONLINE

Relembre o ano de 2014 através do Relatório Regional
Relatório Regional 2014 Está Disponível Para Leitura Online

O Relatório Regional é, além de uma prestação de contas, uma maneira de relembrar o que aconteceu de mais importante durante o ano.
Por isso disponibilizamos duas opções dele online para facilitar ainda mais seu acesso. Boa leitura!

http://issuu.com/escoteirosriograndedosul/docs/relatorio_2014_apresenta____o_com_p
http://escoteirosrs.org.br//arquivos/down/relatorio_2014_apresentacao_com_parecer.pdf

GE Tibiquary - Movidos pelo Escotismo - 2015


Imagina o impacto que 40 milhões de corações apaixonados por um mesmo ideal e espalhados em 216 países pode fazer pelo nosso planeta? Pessoas de ambos os gêneros, de diversas etnias, classes sociais, ideologias e religiões se dedicando juntas e diariamente a um único desejo: deixar o mundo melhor para todos! Essa é a realidade do Movimento Escoteiro, uma das organizações mais importantes do mundo, que há 107 anos se destaca pelas incontáveis boas ações promovidas através da ideia de inspirar e orientar crianças e adolescentes a estarem sempre alertas para ajudar o próximo.

Por meio de uma metodologia atual, prática, inclusiva e promotora da paz, o Escotismo cresce cumprindo o seu propósito mesmo num mundo de intensas transformações culturais, revoluções políticas, guerras e crises econômicas. E é justamente por conta dessas e outras questões que a existência deste movimento se justifica: ao tornar acessível um programa com atividades educativas, divertidas e atraentes voltadas para as necessidades da juventude contemporânea, ajudamos a construir a cada dia uma sociedade mais justa e solidária, que motiva seus membros a celebrarem a alegria de fazer parte da Grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros.

A razão para que crianças, adolescentes e jovens sejam cada vez mais atraídos pelo estilo de vida oferecido pelo Escotismo - que os aproxima da natureza e das atividades ao ar livre - mesmo em uma sociedade cercada pela tecnologia, e apesar da superproteção das cidades, só pode ser uma: a paixão! Os escoteiros movem-se pelo desejo de aventura e o ideal de fazer o bem, mas se fortalecem pelo vínculo afetivo que une todos em um Movimento!

Para os adultos, a dedicação ao Escotismo vai além de ser voluntário. Quando alguém mergulha no interior do Movimento, se encontra com o prazer de fazer o bem e de contribuir no desenvolvimento de outras pessoas. O fundador do Escotismo, Baden-Powell, já havia identificado aquilo que os cientistas do nosso tempo comprovaram: fazer o bem a outras pessoas nos enche de alegria e satisfação, no sentido psicológico, provocando reações bioquímicas positivas.




8 de Março dia da Mulher Escoteira


GE Tibiquary inicia suas atividades de 2015