segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MOVIDOS PELO ESCOTISMO

Imagina o impacto que 40 milhões de corações apaixonados por um mesmo ideal e espalhados em 216 países pode fazer pelo nosso planeta? Pessoas de ambos os gêneros, de diversas etnias, classes sociais, ideologias e religiões se dedicando juntas e diariamente a um único desejo: deixar o mundo melhor para todos! Essa é a realidade do Movimento Escoteiro, uma das organizações mais importantes do mundo, que há 107 anos se destaca pelas incontáveis boas ações promovidas através da ideia de inspirar e orientar crianças e adolescentes a estarem sempre alertas para ajudar o próximo.


Por meio de uma metodologia atual, prática, inclusiva e promotora da paz, o Escotismo cresce cumprindo o seu propósito mesmo num mundo de intensas transformações culturais, revoluções políticas, guerras e crises econômicas. E é justamente por conta dessas e outras questões que a existência deste movimento se justifica: ao tornar acessível um programa com atividades educativas, divertidas e atraentes voltadas para as necessidades da juventude contemporânea, ajudamos a construir a cada dia uma sociedade mais justa e solidária, que motiva seus membros a celebrarem a alegria de fazer parte da Grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros.


A razão para que crianças, adolescentes e jovens sejam cada vez mais atraídos pelo estilo de vida oferecido pelo Escotismo - que os aproxima da natureza e das atividades ao ar livre - mesmo em uma sociedade cercada pela tecnologia, e apesar da superproteção das cidades, só pode ser uma: a paixão! Os escoteiros movem-se pelo desejo de aventura e o ideal de fazer o bem, mas se fortalecem pelo vínculo afetivo que une todos em um Movimento!


Para os adultos, a dedicação ao Escotismo vai além de ser voluntário. Quando alguém mergulha no interior do Movimento, se encontra com o prazer de fazer o bem e de contribuir no desenvolvimento de outras pessoas. O fundador do Escotismo, Baden-Powell, já havia identificado aquilo que os cientistas do nosso tempo comprovaram: fazer o bem a outras pessoas nos enche de alegria e satisfação, no sentido psicológico, provocando reações bioquímicas positivas.


Nosso fundador afirmava que "não há educação que se compare ao exemplo". Então, cabe a nós mostrarmos ao mundo o que o Escotismo tem a oferecer, a razão por termos tanto orgulho em fazer parte desta fraternidade, e o porquê da paixão que carregamos no peito e que nos faz afirmar: "Sou apaixonado pelo Movimento Escoteiro! Sou movido pelo Escotismo!".


Diretoria Executiva Nacional

sábado, 4 de outubro de 2014

PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO EM SANTA CRUZ DO SUL

PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO EM SANTA CRUZ DO SUL

Programa de Interiorização em Santa Cruz do Sul
Programa de Interiorização em Santa Cruz do Sul
No último domingo, dia 12 de outubro, aconteceu mais um encontro do Programa de Interiorização na cidade de Santa Cruz do Sul. O encontro foi organizado pelo 19º DE e teve representação, também, do 3º e 4º DE, totalizando 13 Grupos Escoteiros e com aproximadamente 60 escotistas representantes dos seguintes GEs: Aimoré, Arés, Botucaraí, Ibiraiaras, Itacolomi, Maclaren, Pendragon, Santa Cruz, Vera Cruz, Tibiquary (Chefes Adriane, Neura, Patrícia, Karla, Thadeu, Ivan, Augusto, Daniel e Luís Machado), Acácia Negra, Henrique Dias e GE do Ar Augusto Severo.

O evento é idealizado pela atual diretoria da Região Escoteira e durante a manhã contou com conversas sobre Organização dos GEs; Distintivos Especiais; Plano de Crescimento e Expansão e Condecorações e Reconhecimentos. Já na parte da tarde foram realizadas oficias sobre: Assessor Pessoal de Formação, Módulo Informativo; SIGUE e Condecorações e Homenagens.

O próximo encontro do Programa será no dia 30 de novembro em São Francisco de Paula, organizado pelo 35º DE. Participarão deste encontro o 6°, 24º, 26°, 28°, e 35° DE, com cerca de 30 Grupos Escoteiros participantes.


Marcos M. Paulo
mmacpaulo@gearas.org.br

Escotista visita Grupo Escoteiro na Áustria

A Escotista Aline Scherer que atualmente reside na Áustria, levou o cumprimento do Grupo Escoteiro Tibiquary aos nossos irmão escoteiros do Grupo Pfadfinder na cidade de Lauterach.

Aline foi recebida por alguns integrantes do Grupo e recebeu de presente o lenço escoteiro, deixando o lenço do Tibiquary como recordação ao Grupo anfitrião, forma comum de demonstrar a integração do Movimento Escoteiro.
 
 
É o Movimento Escoteiro de Lajeado integrando ao Movimento Escoteiro da Áutria, demonstrando que o não há limites de fronteiras aos Escoteiros Mundiais.
 
Sempre Alerta!