sábado, 26 de abril de 2014

Dia Mundial do Escoteiro

“Dia do Escoteiro” é comemorado por mais de 40 milhões de pessoas


“Dia do Escoteiro” é comemorado por mais de 40 milhões de pessoasExistem times de futebol que reúnem milhões de torcedores que os acompanham em cada partida, onde quer que estejam. No Escotismo, a paixão também é tão grande que já são mais de 40 milhões de escoteiros ao redor do mundo, não só torcendo, mas dentro de campo fazendo o melhor possível para construir um mundo cada vez melhor. É por essa dedicação voluntária que eles ganharam um dia só pra eles: 23 de abril.

Mais que um dia de festas, 23 de abril é uma oportunidade dos escoteiros meditarem a respeito da Lei e da Promessa Escoteira – a primeira, conceitos para a formação de pessoas que incorporam bons valores, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar. Já a Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. Baden-Powell, fundador do Escotismo, escolheu esta data por ver na figura de “São Jorge” a referência aos Cavaleiros da Idade Média - fazendo analogia de suas qualidades com o que se espera dos escoteiros.

Os Escoteiros do Brasil parabenizam todos os escoteiros por essa data tão especial, em que podemos recordar dos mais de 40 milhões voluntários que lutam dia após dia com muita alegria e dedicação, para construir um mundo cada vez melhor.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

terça-feira, 8 de abril de 2014

Acampamento Social Jardim do Cedro


Escoteiros participam de acampamento social

Lajeado - Chegou a hora de separar as barracas, conferir as pilhas das lanternas e preparar a vestimenta. No sábado, 5, ocorre o acampamento social do Grupo Escoteiro Tibiquary 111 Lajeado. A ação tem dois objetivos: dar visibilidade ao grupo no Bairro Jardim do Cedro e buscar melhorias para a comunidade local.
Segundo a chefe escoteira, Luciana Hoy, a atividade terá início às 15h, quando o grupo formado por 25 integrantes, entre lobinhos, escoteiros, sêniors e chefes, participam da primeira tarefa do dia. Eles vão fazer uma pesquisa no Condomínio Residencial Jardim do Cedro I. “Quatro escoteiros moram no Condomínio Jardim do Cedro I e passam por algumas dificuldades por residir em um loteamento pouco conhecido.”
 


Segundo ela, no loteamento não passa carteiro, as ruas não têm nome, a coleta de lixo é precária, não existe calçamento, nem linhas de telefone, tampouco, um núcleo de liderança. “Ciente de todas essas situações, faremos um levantamento na casa de cada morador, a fim de solicitar que eles listem as três principais dificuldades.”

O grupo Tibiquary também irá levar três sugestões de nomes de rua para que os moradores escolham o de sua preferência. São elas: Tibiquary (nome do grupo), Baden-Powell (idealizador do escotismo) e Flor de Liz (símbolo do escotismo). “Após, iremos apresentar o resultado na Câmara de Vereadores para aprovação e encaminhamento dos projetos listados pelos moradores, além do nome escolhido pela maioria.”

Luciana explica que a ação social faz parte da progressão pessoal de cada integrante do grupo. “Assim, eles vão conquistando outros níveis.” Além disso, é o momento de divulgar o nome do grupo, seus valores e a sua missão.
 
 

 Patrulha Furão em atividade no Jardim do Cedro
Acampamento

Após o trabalho de pesquisa no loteamento, o grupo irá montar acampamento, que será realizado dentro do Condomínio Residencial Jardim do Cedro I. No local, será feita uma fogueira e também haverá o momento das canções. “Alguns moradores já falaram que irão dormir conosco nas barracas. A atividade promete ser bastante divertida.”
Em caso de tempo chuvoso, o evento será transferido para a próxima semana.
 
 
 

 

Tropa Escoteira Lambari do Grupo Escoteiro Tibiquary em Acampamento

Viva o Taquari Vivo

04/04/2014 Região

Viva o Taquari Vivo:

8ª edição acontece neste sábado

Voluntários realizam a limpeza e separação dos resíduos retirados do Taquari
uploads/destaques/2014-04/1396613838.63.jpg
Está tudo pronto para 8ª edição da ação Viva o Taquari Vivo. A comissão organizadora esteve reunida na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e acertou os últimos detalhes da ação que acontece neste sábado, dia 5, a partir das 7h30min no porto dos Bruder, em Lajeado; Parque Municipal da Lagoa, em Estrela, e no Bairro Navegantes, em Arroio do Meio.
A novidade, neste ano, é a adesão de Arroio do Meio. O prefeito Sidnei Eckert adotou a ação e lançou o desafio de sua concretização ao Rotary Club de Arroio do Meio. O presidente do clube, Ricardo Cimirro, está empolgado com a iniciativa e espera a participação de, no mínimo, 70 voluntários.
Os organizadores projetam a participação, nos três locais da ação, de mais de 600 pessoas.
Nova realidade
No total, nas sete edições anteriores da ação, iniciativa da Acil como voluntária pessoa jurídica (VPJ) da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, foram retirados do rio mais de 20 toneladas de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, brasilit, isopor, rejeitos e outros tipos de resíduos.
Porém, o grande objetivo da ação é chamar a atenção para o estado em que se encontra o principal recurso hídrico da região e como a comunidade o está tratando. Um dos coordenadores do movimento, o empresário Gilberto Soares, explica que a ação é “uma metáfora que procura levar as pessoas à reflexão sobre a necessidade imperiosa de se defender o rio e seus afluentes. Buscamos a transformação de atitudes, o estabelecimento de nova realidade com a sociedade construindo, hoje, relacionamento de respeito e cuidado com o rio”.
 
 
Coral e pranchões
Neste ano, a ação também evolui no seu aspecto cultural. Às 11 horas, no Porto dos Bruder, o coral da empresa BRF – Brasil Foods fará apresentação especial a todos os presentes.
No campo esportivo, a iniciativa igualmente ganha adesão de novos parceiros. Estará no rio uma equipe do grupo Guardiões do Taquari – (GT) Sup. Em pranchões individuais, os esportistas realizarão a limpeza do rio nos lugares de difícil acesso, mais estreitos, onde os barcos não consigam navegar.
Os organizadores do movimento confirmam também a presença de coletores ecológicos da Unimed, onde a população poderá descartar pilhas e produtos eletrônicos obsoletos para ser-lhes dado o devido destino.
Barcos
A comissão espera contar com o maior número possível de embarcações que possam transportar os voluntários para que a ação atinja a meta de recolher os resíduos ao longo das margens, no trajeto entre a foz do arroio Estrela até a cidade de Arroio do Meio, numa distância aproximada de 13,5 quilômetros.
Participação de Voluntários
A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, lembra que a ação preza muito pela segurança dos participantes. Os adultos deverão usar calçado fechado, bem como calças e camisetas de manga longa. Para as crianças, haverá atividades diferenciadas no evento, pois não poderão entrar em contato direto com o lixo.
 
Ação servindo de modelo estadual
A ação foi recentemente apresentada durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil dos Vales do Taquari e Rio Pardo, realizada na Univates. O projeto foi aceito e inscrito como princípio “Pensar nos corpos hídricos para melhorar a relação das comunidades com os mesmos”. Esta conclusão será apresentada e defendida pelo gerente da Acil, Antonio Juarez da Silva, como um dos delegados do VT na Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil que acontece no dia 16 de abril, em Porto Alegre.
Adesão
Entidades, cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária, assim como os proprietários de embarcações, devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo telefone (51) 3011-6900 ou email parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br
Fonte: Ass. de Imprensa da Acil