domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tibiquary é Padrão Ouro!


Conforme definido no informativo do Grupo Padrão 2012/2013, a União dos Escoteiros do Brasil divulgou em 23 de fevereiro de 2012 o resultado final da classificação dos Grupos Escoteiros.

A lista disponibilizada informa a classificação de acordo com a pontuação alcançado, podendo ser Padrão Ouro, Padrão Prata e Padrão Bronze.

A União dos Escoteiros do Brasil parabeniza todos os Grupos Escoteiros participantes.

Então, como podemos conferir na lista abaixo:

O Grupo Escoteiro Tibiquary 111/RS foi classificado como Grupo Padrão Ouro 2012/2013.


Parabéns aos Escotistas, Lobos, Escoteiros e Sêniors do GE Tibiquary pela grande conquista. É a coroação do trabalho realizado com tanto empenho e dedicação.

Sempre Alerta para Servir!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Grande Fogo de Conselho

No dia 22 de fevereiro próximo a partir das 20 horas, o Grupo Escoteiro Tibiquary 111/RS estará realizando no Parque Histório de Lajeado (Sede do Grupo) o Fogo de Conselho em homenagem ao nascimento de Baden-Powell.
Em 22 de fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como Fundador do Escotismo.
Sendo o mais novo dos irmãos, o menino Robert teve, na companhia dos irmãos mais velhos, uma infância muito divertida, pois Londres daquele tempo era muito diferente da grande cidade de hoje, ainda oferecia muita facilidade para folguedos ao ar livre. Assim, desde menino, Baden-Powell aprendeu, em caminhadas e excursões, a cuidar de si mesmo e ter confiança em si. Embora órfão de pai, sempre encontrou na mãe e em seus irmãos o apoio necessário, e mais tarde lembrava-se da infância, como um tempo muito feliz.
B-P.fez seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Nas férias, ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos.
Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.
Graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens, B-P. fez carreira militar brilhante. Podemos citar principalmente a Guerra do Transvaal, em 1889,onde B-P., comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. Acidade foi duramente atacada pelas forças inimigas durante meses.
Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, B-P. treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos, de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do Escotismo.
Graças aos seus feitos na vida militar, B-P. tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua Pátria, Baden-Powell viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Coversando com os amigos ele entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na Ilha de Brownsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta...
Devido aos bons resultados deste acampamento, B-P. começou a escrever o livro "Escotismo para rapazes"que, inicialmente foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que B-P. organizou e fundou o Movimento Escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o Escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, sendo chamado de "Centro de Boy Scouts do Brasil", organizado por Sub-oficiais dos encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia"que, na Inglaterra, haviam estado em contato com o Movimento Escoteiro recém criado por Baden-Powell.
O escotismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuníram-se, num grande acampamento, Escoteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B-P., Escoteiro-Chefe Mundial.
Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escoteiras em vários países, B-P. sentiu suas forças declinarem. Retirou-se, então para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quênia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de janeiro de 1941, enquanto dormia.

O Fogo de Conselho é uma reunião em torno de uma fogueira, uma atividade noturna, feita ao ar livre.


As fogueiras ao ar livre já existiam muito antes do fundador ter imaginado o Escotismo. Seus efeitos mágicos e práticos acompanham o homem desde a sua origem até hoje. Essa origem se perde no tempo, quando o homem dormia ao ar livre. A luz e o calor espantavam as trevas, o frio e os animais selvagens. Era o local para conversar, cantar, contar estórias ou para planejar caçadas, a paz ou a guerra. Também era o local de reunião dos grupos familiares. Baden Powell, ao criar o Fogo de Conselho, se inspirou em rituais semelhantes. Os índios americanos faziam reuniões em torno das fogueiras, para comentar seus feitos do dia, suas aventuras e suas preocupações. Era ali que eram tomadas as grandes decisões. Já na África, aparecia a figura do “contador de histórias”, o homem que sabia de cor toda a história da tribo e era o guardião de todas as tradições. Era ele quem, nas horas importantes, relembrava os exemplos mais adequados.

  • É o fogo que ilumina e aquece, tingindo de vermelho os nossos semblantes alegres e felizes, simboliza a pureza, lembrada e preceituada no décimo artigo da Lei: “O Escoteiro é limpo de Corpo e Alma”.
  • No fogo tudo se purifica. No fogo o ferro se liberta da ferrugem, para se tornar ígneo e incandescente.
  • Assim, diante do fogo simbólico que crepita e arde no “Fogo de Conselho”, um mundo de emoções nobres, de sentimentos dignos, de desejos invulgares de aperfeiçoamento do caráter, deve emergir de nossas almas.
  • Como as chamas dessa fogueira se alteiam procurando o espaço, assim devem os nossos corações procurar o alto, sobrelevar-se às altiplanuras místicas onde residem os grandes ideais de Deus e da Pátria.
Venha participar, convide seus familiares e amigos e venha conhecer um pouco mais da Mística que envolve o Movimento Escoteiro, traga sua cadeira de praia e entre na magia do Fogo de Conselho.

Sempre Alerta para Servir!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Grupo Escoteiro Tibiquary busca Certificação Grupo Padrão 2012/2013



A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.
O Grupo Escoteiro Tibiquary busca a Certificação de Grupo Padrão 2012/2013, demonstrando a organização na sua Gestão no ano que passou.
A primeira etapa avaliada até o dia 08 de fevereiro de 2013 foi a avaliação da Documentação Básica, requisito essencial para que os demais itens sejam avaliados.
Nesta edição foram classificados 155 Grupos Escoteiros no Brasil, sendo 55 do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles o GE Tibiquary 111/RS.
No dia 22 de fevereiro será divulgada a lista com o resultado final e a classificação dos Grupos Escoteiros participantes.
A classificação poderá ser Bronze, Prata ou Ouro, conforme a pontuação validada pelo Grupo Escoteiro na avaliação realizada pela equipe avaliadora.
Mas o mais importante é demonstrar a organização da Unidade Escoteira local e o atendimento aos ideais do Movimento Escoteiro.
Parabéns UEB pela premiação, é a valorização dos Grupos Escoteiros que preocupam-se com gestão e desenvolvimento dos escotistas e membros infantis e juvenis.

Sempre Alerta para Servir! 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Chefia Tibiquary realiza Curso Avançado

Este feriado de Carnaval será especial para os Chefes Carla Orlandini, Daniel Schneider e Ivan José da Silva, pois estarão participando do Curso Avançado do Ramo Escoteiro no Parque Saint Hilaire em Viamão.


O Curso tradicionalmente acontece no feriado de Carnaval e leva até o Campo Escola vários Escotista do Estado do RS que tem o objetivo de buscar formação e qualificar-se para o desenvolvimento das atividades escoteiras junto a suas Tropas e Grupos Escoteiros.
O tema do Curso era Os Super Heróis, dêem uma olhadinha quanto a Chefia se esforçou para ficar bem na foto.

E a Jornada fez todos suarem bastante...
 




As novidades serão muitas e com certeza irão somar ao Grupo Escoteiro Tibiquary.
Boa Sorte e Sempre Alerta!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Chefia do Tibiquary não pára!

Esta turma está mesmo envolvida com o Movimento Escoteiro, pois mesmo no período de recesso os encontros estão acontecendo sistemáticamente.
O primeiro foi para falar dos itens entregues para a Certificação do Grupo Padrão que aconteceu até o dia 31 de janeiro de 2013. O outro foi para ajustar o calendário de 2013 com as datas programadas pelos calendários da UEB Nacional e Regional, com direito a delicioso petisco preparado pelo Chefe Augusto na sua casa.
Outro encontro programamos os tópicos para o INDABA que aconteceu em Arroio dos Ratos onde levamos a pauta para o Ramo Escoteiro e outras sugestões para o Lobinho e Sênior.
E o último foi com direito a festa para comemorar o aniversário do Chefe Ivan na sua casa e aproveitando o evento para repassar a todos as decisões do INDABA.

Esta Chefia é mesmo especial e está preparando um ano inesquecível para o Grupo Escoteiro Tibiquary.
Sempre Alerta!